sábado, 4 de julho de 2009

O começo




Algumas pessoas gostam de gatos, outras de cachorros, papagaio... enfim poderia citar um zoológico inteiro.
Mas no meu caso e da minha família aprendemos a gostar e apreciar as abelhas sem ferrão, animais incríveis, que tem papel importantíssimo para o meio ambiente. Tudo começou no município de Maranhãozinho, próximo da divisa do Maranhão com o Pará, quando um vizinho, o Sr. Aristeu que possuia algumas colméias iria se mudar para outro estado e não tinha como levá-las, então ofereceu para minha mãe, que mesmo estranhando o fato de colocar abelhas em casa comprou duas colônias de Tiúba (Melipona compressipes fasciculata Smith
) isso em 1996.
Nessa época com meus 10 anos de idade, imaginem a curiosidade que elas despertavam. Porém no ano seguinte fui morar em Coroatá minha cidade natal e depois de três anos já estava em São Luis, durante esse período não acompanhei o desenvolvimento do meliponário, que já contava com algumas dezenas de enxames, processo que foi retomado quando meus pais vieram morar aqui e consequentemente as abelhas, no momento em um local com florada insuficiente, sendo necessária a alimentação artificial em alguns períodos.
É sempre uma grande surpresa para os nossos amigos e visitantes quando se deparam com as abelhas, ficam maravilhados e normalmente se segue a mesma conversa: Mas como criar abelhas em casa não é perigoso?!?! E essa pergunta a própria denominação (abelhas sem ferrão) já responde, pois o ferrão é atrofiado, logo elas são inofencivas, não incomodam os vizinhos, não ficam doentes, não fazem sujeira nem precisam de remédios e ainda podem gerar lucro com diversos produtos. O manejo pode ser feito por crianças, mulheres e idosos, a atividade é uma verdadeira terapia.
Pois bem esse é um pequeno resumo da história do Meliponário Alencar, desde então o interesse pelo mundo desses seres quase imperceptíveis, que agem silenciosamente polinizando e mantendo o ciclo de vida das florestas só aumenta! Espero contar com os interessados, estudiosos, curiosos para fazer desse um ótimo espaço para os abenautas. Grande abraço.

Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis-MA

No response to “O começo”

 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates